domingo, 9 de fevereiro de 2014

PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA OURO VERDE PROFESSORA: TANIA FATIMA MATTIELLO COMPONENTE CURRICULAR: ARTES CURSO: ENSINO FUNDAMENTAL (4º AO 8º ANOS) ANO: 2014 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM JUSTIFICATIVA “A arte não reproduz o que vemos, ela nos faz ver.” Paul Klee Podemos pensar que a arte é uma forma do ser humano se expressar e expor seus sentimentos: angústias, alegrias, sofrimentos ou qualquer outro tipo de sentimento. Além disso, poderíamos pensar que a arte é um meio pelo qual o indivíduo pode criar o incriável, ou seja, pode criar o que lhe for conveniente ou imaginável, além de demonstrar, por exemplo, como seria o mundo ideal para ele, ou como ele enxerga o mundo. No entanto, muitos esquecem que arte também é o folclore de determinado grupo, as manifestações culturais, a pintura do corpo por parte dos índios, além das danças expressivas de determinado povo. A arte vai além de pinturas e esculturas, incorporando publicidade, objetos de uso cotidiano, moda, arquitetura, videoclipes e tantas representações visuais. Trata-se de levar o cotidiano para a sala de aula, explorando a experiência dos estudantes e sua realidade. Essa vivência proporcionará ao aluno condições de conhecer melhor a sociedade em que vive, interpretar a cultura de sua época e tomar contato com a de outros povos, descobrindo as próprias concepções e emoções ao apreciar uma imagem. O componente curricular de artes, portanto, deve constituir-se como fundamental no currículo escolar e na vida dos alunos haja vista a sua importância na construção de conceitos através de experiências e vivências. OBJETIVO GERAL • Oportunizar aos alunos vivências em arte a fim de despertar os educandos para a importância e necessidade do domínio e aprimoramento de leituras de mundo em sua formação enquanto cidadão. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Construir, expressar-se e comunicar-se em artes em suas diferentes linguagens por meio de pesquisa, fruição e produção; • Instigar os alunos a perceber a realidade que os cerca, sua cultura, sua comunidade, a sociedade e o mundo por meio de leituras e interpretações de produções artísticas; • Oportunizar aos alunos a construção de autoconfiança com sua produção artística, interagindo por meio de socializações, valorizando e respeitando, a diversidade estética e artística; • Propor um momento no qual, professor-aluno, aluno-aluno, aluno-professor possam avaliar o processo, ressaltando os pontos positivos e aqueles a serem melhorados. • Despertar para o cuidado na utilização de materiais de trabalho e organização pessoal. CONTEÚDOS Apresenta-se nos quadros abaixo os conteúdos programáticos especificados dentro de cada linguagem da arte, a serem trabalhados durante os quatro bimestres do ano letivo. Também o componente curricular participará da execução dos projetos previstos no PPP da escola - Resgate cultural e diversidade (ênfase na festa junina), bem como os Temas Transversais conforme PCNs. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – ARTES – 4º ANO VISUAIS DANÇA MÚSICA TEATRO Cores complementares Lateralidade Fontes Dramatizações Texturas natural e artificial Ritmos Movimentos sonoros Expressão corporal e facial Pinturas Expressão corporal, gestual e facial Qualidade Rimas Modelagem Andamento – rápido. Lento, intermediário Intensidade Linguagem gestual Montagem Altura Desenho Timbre Colagem Manifestações do silêncio Fantoche Instrumentos musicais com materiais alternativos Manifestações folclóricas Improvisação sonora dirigida Ponto e linha Dobradura Leitura de imagem Formas geométricas na arte Disco das cores Arte rupestre – positivo e negativo Tangram Afastamento, sobreposição, justaposição Proporções Frotagem Paisagem, natureza-morta, figura humana CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – ARTES – 5º ANO VISUAIS DANÇA MÚSICA TEATRO Cores monocromia, policromia Lateralidade Fontes Dramatizações Texturas, hachuras, frotagem Ritmos Movimentos sonoros Expressão corporal e facial Composição Expressão corporal, gestual e facial Qualidade Rimas Tintas naturais (infusão, fricção, trituração, maceração, cocção) Andamento – rápido. Lento, intermediário Intensidade Linguagem gestual Montagem Altura Jogos teatrais Historia em quadrinhos Timbre Fantoche Colagem Manifestações do silêncio Formas bi e tridimensionais Instrumentos musicais com materiais alternativos Concretismo Improvisação sonora dirigida Ponto e linha – pontilhismo Dobradura Leitura de imagem Formas geométricas na arte Disco das cores Arte rupestre – positivo e negativo Tangram Afastamento, sobreposição, justaposição, profundidade Arte egípcia Arte romana Paisagem, natureza-morta, figura humana CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – ARTES – 6º SERIE VISUAIS DANÇA MÚSICA TEATRO Cores: revisão Lateralidade Fontes Dramatizações Texturas, hachuras, frotagem Ritmos Movimentos sonoros Expressão corporal e facial Composição Expressão corporal, gestual e facial Qualidade Rimas Arte bizantina – mosaico Andamento – rápido. Lento, intermediário Intensidade Linguagem gestual Modelagem Altura Jogos teatrais Elementos da linguagem visual Timbre Teatro de animação Desenhos em profundidade Manifestações do silêncio Análise fílmica Fotografia Instrumentos musicais com materiais alternativos Princípios do cinema Manifestações folclóricas Gêneros musicais História em quadrinhos Audições sonoras Dobradura Ritmos brasileiros Leitura de imagem Formas geométricas na arte Disco das cores Tangram Afastamento, sobreposição, justaposição, profundidade Arte renascentista Arte barroca Paisagem, natureza-morta, figura humana CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – ARTES – 7º SERIE VISUAIS DANÇA MÚSICA TEATRO Carvão e giz Lateralidade Fontes Dramatizações Escala cromática Ritmos Movimentos sonoros Expressão corporal e facial Natureza - morta Expressão corporal, gestual e facial Qualidade Silhuetas Leitura de imagem Improvisações Intensidade Linguagem gestual Desenho de observação – paisagem Altura Jogos teatrais Cultura afro Timbre Teatro de sombras Papietagem Manifestações do silêncio Análise fílmica Cologravura Instrumentos musicais com materiais alternativos Princípios do cinema Cubismo Gêneros musicais Luz e sombra Audições sonoras Contraste claro e escuro Ritmos brasileiros Folclore nas regiões brasileiras Arte moderna no Brasil Instalação Arte na Idade Média Educação patrimonial CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – ARTES – 8º SERIE VISUAIS DANÇA MÚSICA TEATRO Caleidoscópio Lateralidade Fontes Dramatizações Representações do corpo na história da arte Ritmos Movimentos sonoros Expressão corporal e vocal Leitura de imagem Expressão corporal, gestual e facial Qualidade Silhuetas Autorretrato Improvisações Intensidade Linguagem gestual Caricatura Tipos de danças Altura Jogos teatrais Análise visual Timbre Teatro de sombras Figura humana Manifestações do silêncio Análise fílmica Estilização Instrumentos musicais com materiais alternativos Princípios do cinema Fotografia Gêneros musicais Pop art Audições sonoras Serigrafia Ritmos brasileiros Arte clássica Arte moderna Surrealismo, impressionismo, expressionismo, abstracionismo METODOLOGIA As aulas serão desenvolvidas de forma expositiva e dialogadas, com aulas teóricas e práticas. Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de atividades abordando os eixos da Proposta Curricular Catarinense, Parâmetros Curriculares Nacionais e demais atividades previstas nos projetos educativos propostos pela escola. Audições sonoras, execuções musicais, pesquisa, leitura de imagem, movimento e expressão corporal, trabalhos individuais, grupos e coletivo configuram-se como algumas atividades. Outras poderão ser adotadas durante o ano conforme necessidade educativa dos alunos. AVALIAÇÃO A avaliação será realizada conforme consta no Projeto Político Pedagógico da Escola, o qual segue os critérios da Proposta Curricular de Santa Catarina e da Lei de Diretrizes e Bases, as quais defendem o processo de aprendizagem continua e cumulativa, o qual prevê o registro bimestral do rendimento do aluno com no mínimo duas avaliações quantitativas e uma qualitativa. Nos anos inicias do ensino fundamental será descritiva e no último bimestre será quantitativa. Além dos aspectos cognitivos serão avaliados durante o processo de aprendizagem, aspectos qualitativos como: assiduidade, capacidade de concentração, interação com o grupo, desempenho, organização, criatividade nas atividades realizadas pelo grupo e individual, limpeza e a organização nos trabalhos, participação nas aulas, pontualidade na realização, na apresentação e na entrega dos trabalhos teóricos e práticos, autoavaliação. Ocorrerão também recuperações paralelas, a qual constará em registro no diário de classe da turma, prevalecendo a maior nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário