quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Portinari e as brincadeiras


Ahhh.... as brincadeiras!

Cito o trecho da música do Grupo Molejo

Brincadeira de criança, como é bom,

Guardo ainda na lembrança...

Começamos sendo Repórter por um dia, entrevistando avós, pais, vizinhos e socializando a pesquisa na escola com os colegas.

Queríamos descobrir como eram as brincadeiras e os brinquedos quando não existiam lojas especializadas no ramo, quando os mesmos eram caros, quando não existiam vídeo-games...

Pesquisamos um pouco sobre a produção artística de Portinari e brincamos de cantigas de roda.

Após, construímos um bilboquê com garrafa PET.


 
Depois é que veio o difícil. Difícil não, desafiador.
Linha, agulha, tesoura retalhos, materiais novos e muita expectativa.
Começamos a confeccionar as 5 marias.





Deu um pouco de trabalho, mas quando pegaram o jeito ninguém segurou o 3º ano. A sala de artes da EEB Ouro Verde fez uma viagem ao passado e os alunos deliciaram-se jogando, brincando com as 5 marias.

 
E pra quem acha que é fácil, não é mole não, tem que ter muita coordenação. Fica o desafio e pra facilitar, eis as regras do jogo:
 
 
 
1.        . Jogar todos os saquinhos no chão (ou outra superfície) e pegar um deles sem tocar nos demais; jogar para o alto o saquinho escolhido, enquanto pega um dos outros quatro que estão no chão, e sem encostar nos restantes; segurar o saquinho na volta, com a mesma mão, antes que ele caia no chão; repetir o mesmo para cada um dos quatro saquinhos.
2.        Novamente, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um, sem tocar nos restantes; repetir a etapa anterior, só que agora de dois em dois saquinhos.
3.        Repetir tudo, mas desta vez pegando um saquinho e depois os três restantes ao mesmo tempo.
4.        Jogar os saquinhos, pegar um, jogá-lo para o alto, pegar os quatro saquinhos restantes de uma só vez e em seguida pegar o saquinho que estava no ar sem deixar cair nenhum.
5.        Na última etapa, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um sem tocar nos demais; com a outra mão, formar um túnel por onde os quatro saquinhos restantes deverão ser passados, um de cada vez, enquanto o saquinho escolhido estiver lançado ao ar.
Observação - Se o jogador tocar num dos saquinhos que estão no chão que não seja o escolhido para a execução da jogada ou deixar algum deles cair da mão, passará a vez para o próximo jogador.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário